Tutorial PlanningPME Mobile

Aplicação móvel para iPhone, iPad e Android

1 - Introdução

Solicitada por muitos clientes, a PlanningPME tem agora a sua versão móvel. Veja estes vídeos que rapidamente mostram a aplicação no iPhone e iPad:

Nota: Para utilizar o PlanningPME com os seus próprios dados, terá de ter uma licença PlanningPME ou a aplicação de Acesso à Web PlanningPME. Duas soluções estão então disponíveis para si : hospedar a base de dados localmente no seu servidor web ou podemos hospedar a sua base de dados nos nossos servidores web. Consulte os pré-requisitos necessários para alojar a candidatura na sua empresa.

2 - Versões disponíveis: iPhone, iPad, Android

O PlanningPME Mobile está disponível no iPhone, iPad e no Android.
Já pode descarregar gratuitamente a versão iPhone e iPad da aplicação móvel na loja Apple e a versão Android da Google Play Store a partir daqui:

3 - Conexão com um modelo ou conexão com os seus próprios dados

Ligação a um modelo

Seleccione o seu exemplo da lista e depois, clique em Done.
Para os modelos, por defeito, pode ligar-se com o utilizador "admin" sem qualquer palavra-passe.

selecção do modelo


login appliçao

Conexão com a sua conta cliente

Primeiro, terá de contactar o Target Skills para subscrever a aplicação de acesso móvel. Em seguida, ser-lhe-ão fornecidos um login e uma palavra-passe. A partir da janela de ligação abaixo, seleccionar Conta de Cliente.
connexion planning

Em seguida, introduza o login do cliente e a palavra-passe fornecida pela Target Skills.
login client

Por último, ligue-se ao seu planeamento com o login de utilizador e palavra-passe criados pelo PlanningPME ou pelo PlanningPME Web Access.
login client

4 - Definições e menus

NB: Todas as definições dos direitos dos utilizadores serão feitas a partir da versão desktop PlanningPME ou a partir da aplicação web PlanningPME Web Access.
De facto, a partir da aplicação móvel, não se pode gerir as permissões dos utilizadores. Não é possível adicionar, modificar ou apagar recursos no painel de planeamento. Encontre abaixo a lista das diferentes acções que pode realizar a partir da aplicação móvel.

Ícone para seleccionar as vistas do programador Ícone para seleccionar as vistas do programador Capítulo 5
Menu para seleccionar os recursos a exibir no planeamento Menu para seleccionar os recursos a exibir no planeamento Capítulo 6
Menu para fazer algumas configurações gerais Menu para fazer algumas configurações gerais Capítulo 7
Menu pour créer une nouvelle tâche ou une indisponibilité Menu para criar uma nova tarefa ou uma nova indisponibilidade Capítulo 8

5 - Vistas disponíveis do planeamento; diária, semanal, mensal, lista

É possível exibir vários tipos de vistas no painel de planeamento: Vista de lista, planeamento diário, planeamento semanal ou planeamento mensal clicando no ícone abaixo, no canto inferior esquerdo da aplicação.
seleccionar o horário de visualização

Ter uma visão geral dos diferentes horários.

Vista de lista     Plano de trabalho diario     Plano de trabalho semanal     Planeamento mensal.
ver lista em PlanningPME Mobile     horário diário em PlanningPME Mobile     horário semanal em PlanningPME Mobile     horário mensal em PlanningPME Mobile

6 - Selecção dos recursos expostos

Pode seleccionar os recursos que deseja exibir no seu telemóvel ou tablet. Basta clicar no ícone abaixo e depois seleccionar os recursos que deseja ver.
Selecção dos recursos

7 - Informações gerais e configurações visuais da aplicação: frequência de sincronização, visualização da programação, desempenhos, etc...

É possível definir vários parâmetros para optimizar a visualização no painel de planeamento. Pode também ter acesso aos desempenhos do seu planeamento.
janela de definições de horários

Lista das diferentes configurações a que tem acesso:

Ligação

Ver capítulo 3

Ligação
Dados do Menu

Sincronizar: Pode sincronizar eventos passados: se seleccionar 2 semanas, por exemplo, os eventos com mais de duas semanas não serão sincronizados. Novos dados: Pode seleccionar a frequência de actualização para tarefas e indisponibilidades: de cada minuto a cada hora ou manualmente.

Dados do Menu
Performances do menu

Pode acompanhar os desempenhos do planeamento: número de tarefas, recursos, clientes e projectos carregados, tempo para registar um evento, tempo para exibir o planeamento no dispositivo, volume da base de dados.

Performances do menu
   
Visualizações do menu

Pode optimizar a visão do planeamento de acordo com as suas necessidades. De facto, para cada vista (diária, semanal, mensal, vista de lista) pode definir o tamanho do texto e a precisão das colunas. Por exemplo, se as suas tarefas tiverem a duração de uma hora, pode querer ter uma precisão de 1 hora. Se as suas tarefas durarem um dia, então precisará de uma precisão de apenas um dia.

Visualizações do menu
   
Menu Dias e horas

Horas: Seleccione a hora de início e fim de um dia típico.
Dias : Seleccione o primeiro dia da semana, os dias do fim-de-semana e se quer esconder ou não o fim-de-semana.

Menu Dias e horas
   
Versão

Versão que está a utilizar

Versão

8 - Criar, modificar ou apagar uma tarefa

Na agenda, uma tarefa será representada por um rectângulo colorido. Para criar uma nova tarefa, seleccione o " +" ícone e depois " Task" ou segure o seu dedo no painel de planeamento.
Criação rápida de tarefas

Criação de tarefas

Seleccionar "Task" e depois introduzir a informação para esta nova tarefa: Rótulo, clientes, Recurso, Datas e horas de início e fim, Categoria, Comentários e todos os campos extra que criou. Depois, prima "Done" e a sua nova tarefa será criada na agenda.
Criação de tarefas

Modificação ou eliminação de tarefas

Para modificar uma tarefa, segure o seu dedo na tarefa no painel de planeamento. Os detalhes sobre a tarefa serão abertos:

Pode então alterar os dados dentro da tarefa e premir "Done" ou apagar a tarefa através do botão vermelho "Delete".

9 - Criar, modificar ou apagar uma indisponibilidade

Na programação, uma indisponibilidade será representada por um rectângulo colorido com portinholas. Para criar uma nova indisponibilidade, seleccionar o "+" ícone e depois "indisponibilidade".
janela de criação de tarefas

A forma de criar, modificar e eliminar uma indisponibilidade é a mesma que para as tarefas. Ver capítulo anterior.

10 - Criar utilizadores com diferentes permissões

Pode criar vários tipos de utilizadores com diferentes permissões a partir da aplicação de ambiente de trabalho PlanningPME ou a partir da aplicação web PlanningPME Web Access. A criação de utilizadores só é possível a partir de uma dessas duas aplicações, e não directamente a partir da versão móvel.

Criar utilizadores a partir do software de programação PlanningPME

Qualquer versão superior a 4.0.6. é compatível com a versão móvel. Para verificar a sua versão, vá a ? -> Sobre o PlanningPME.
Para criar um novo utilizador em PlanningPME mobile, não se esqueça de seleccionar a caixa "Mobile Access" a partir do menu Data -> User.
Criar utilizadores no PlanningPME

Depois, enquanto se liga à aplicação móvel, pode utilizar o login e a palavra-passe que criou. Os direitos de adicionar, modificar ou apagar tarefas e indisponibilidades serão aplicados.

Criar utilizadores a partir da aplicação de agendamento online PlanningPME Web Access

Qualquer versão maior que a versão 2.1.3. é compatível com a versão móvel. Para criar um novo utilizador em PlanningPME mobile, não se esqueça de seleccionar a caixa "Mobile Access" a partir do menu Data -> User.
Criar utilizadores a partir da aplicação de planeamento online PlanningPME Web Access

Depois, enquanto se liga à aplicação móvel, pode utilizar o login e a palavra-passe que criou. Os direitos de adicionar, modificar ou apagar tarefas e indisponibilidades serão aplicados.

11 - Seleccionar os campos apresentados dentro da caixa de tarefas

Pode seleccionar a informação que deseja ter na caixa que representa uma tarefa, quer da aplicação PlanningPME ou PlanningPME Web Access.
Descrição da tarefa


Selecção de informação através do PlanningPME

Menu Visualizar -> Visualizar -> Tarefa e seleccionar o destino "Rótulo móvel"..
Descrição da tarefa - PlanningPME


Selecção de informação através do PlanningPME Web Access

Menu Data -> Descrição da tarefa e seleccionar a etiqueta "Mobile"
Descrição da tarefa

12 - Características avançadas especiais para a versão móvel: atribuir uma assinatura a uma tarefa, verificar o tempo de entrada e saída para cada compromisso, carregar um ficheiro

Campos personalizados PlanningPME Mobile   Campos personalizados PlanningPME Mobile

Verifique a tabela abaixo para mais detalhes sobre cada campo específico avançado.

Assinatura Atribuir uma assinatura durante uma intervenção   Para cada tarefa, pode ter uma assinatura do seu cliente ou de qualquer funcionário para verificar se a tarefa foi concluída ou validada.
       
Verificar entrada/saída Verificar entrada/saída no PlanningPME Mobile   Control do tempo : Pode ter um controlo de tempo para cada tarefa para saber quando a hora de início e a hora de fim de uma tarefa. Esta opção também activa a geolocalização.
       
Upload de ficheiros Upload de ficheiros   Pode atribuir alguns ficheiros a cada tarefa e depois, descarregá-los do seu dispositivo móvel.